
O Projeto como eu quero minha cidade, mobilizou os jovens do Clube de Mídia da Casa de Mãe Marocas
O projeto “Como eu Quero Minha Cidade”, mobilizou os jovens do Clube de Mídia da Casa de Mãe Marocas em Duque de Caxias/RJ. O objetivo foi, que pudessem experimentar serem protagonistas e não refém do futuro em sua própria comunidade, discutindo e criando soluções para a sustentabilidade urbana no sentido mais amplo da palavra.

A ideia foi a de sensibilizar todas as pessoas da Unidade de Mãe Marocas, mostrando que é possível reconstruir nossa cidade, assegurar tanto o seu crescimento econômico, quanto a melhoria da qualidade de vida para todos. A cidade dos nossos sonhos é um lugar para viver e não apenas para morar.
Os jovens estudaram as experiências bem sucedidas de algumas cidades, que se tornaram referências na prática da gestão urbana.
No projeto “Como eu Quero Minha Cidade”, foi utilizado material reciclável na confecção das maquetes, e dos cartazes de sinalização e informação. A cidade toda foi projetada levando-se em consideração a coleta seletiva do lixo. Um verdadeiro programa de planejamento e desenvolvimento sustentável permanente.

Nas exposições que fizeram sobre o projeto, os Jovens foram à todas as dependências da Unidade e falaram sobre a necessidade de se manter lixeiras espalhadas por toda a cidade para garantir que ela seja limpa e organizada. O grupo foi mais além, falou também sobre o tempo que cada material leva para se decompor.
Para Rosana Cunha, Educadora responsável pelo Clube de Mídia, “Um dos aspectos positivos do projeto é que todo ele foi feito com muito carinho e com a participação de todos os jovens.” Ressaltou Rosana, que a adesão de todos os participantes de uma comunidade é condição essencial, para que a cidade que desejamos se transforme efetivamente.”
Comentário