
Clube de Mídia do Polo Cidade Cristã faz campanha sobre a valorização da Vida e a prevenção do suicídio em escolas da rede pública de Sapé/PB
Os jovens do Clube de Mídia do Polo Cidade Cristã da Casa de Odin de Araújo, em Sapé/PB, está realizando neste mês de setembro, uma campanha sobre a Valorização da Vida – Prevenção do Suicídio, também conhecida como setembro amarelo.
As atividades que estão sendo planejadas de prevenção e sensibilização incluem, uma profunda discussão por parte da Responsável pelo Clube, Amanda Valéria Vieira da Silva, juntamente com todos os associados, que tem realizado reuniões e pesquisas sobre o tema. “No decorrer da oficina os jovens estiveram bastante participativos e colaboraram de forma muito produtiva, demonstrando grande interesse pelo assunto.”, informou Amanda Valéria.

A ideia de tratar deste assunto foi tão bem aceita por todos, que surgiu então a iniciativa de ampliarem esta discussão para fora dos muros da Unidade. Decidiram que a campanha seria oferecida também para a rede pública de ensino do município, iniciando-se pelas escolas onde eles estudavam.
A dinâmica sob a forma de bate papo terá como objetivo, envolver todos os estudantes em torno da discussão deste tema, promovendo reflexões sobre a valorização da vida. As escolas já estão sendo visitadas para apresentação da proposta.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que cerca de 12 mil pessoas promovam o suicídio durante um período de um ano, apenas no Brasil. No resto do mundo estima-se mais de 800 mil, isto é, um número alarmante. Este índice de um suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema foi divulgado pela OMS, em 2014.
Convidamos a que você reveja o vídeo do Programa “Clube de Mídia na Web” que está disponível na galeria de vídeos do blog, onde o Dr. Luiz Augusto Pinheiro, neuropsiquiatria, nos falou que a prevenção começa na estruturação da família, nos exemplos dos pais, nas praticas esportivas, nas atividades artísticas, no diálogo, na atenção daquele que cuida e etc, contribuindo fundamentalmente para tornar mais difícil, que o jovem desenvolva uma doença mental que o leve a prática deste problema de saúde pública.
A veiculação de materiais da campanha nas escolas, também está sendo organizada. Os textos, as imagens e os vídeos estão sendo cuidadosamente preparados. Todo este material está sob a responsabilidade dos jovens e da Educadora Responsável pelo Clube.
Na próxima segunda (25) já está agendada a visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gentil Lins na Avenida Simplício Coelho, 97 Centro Sapé – PB.

Em breve estaremos enviando novas informações e registro das atividades que estaremos desenvolvendo, concluiu Amanda.
Comentário