
Clube de Mídia da Casa de Virginia Smith em parceria com o SESC, desenvolvem o Projeto “Pensando Verde”
Se há algo do qual todos nos ressentimos atualmente é a ausência de projetos de reflorestamentos, modificando a paisagem ambiental, principalmente nos grandes centros urbanos. Há muitos prejuízos no meio ambiente, causados pelos desmatamentos cada vez mais crescentes.
Afirmam os ambientalistas que muitas são as consequências que já estamos sentindo. Eles destacam entre muitas, a diminuição da umidade relativa do ar e o aumento do efeito estufa.
Durante este mês de setembro, o Clube de Mídia da Casa de Virgínia Smith em Fortaleza/CE, sempre sensível às questões ambientais e graças a uma parceria existente entre a Unidade e o SESC – Serviço Social do Comercio há algum tempo, desenvolveram um Projeto denominado “Pensando Verde” que consiste em vivências e praticas ecológicas de horta vertical.
A horta vertical é uma técnica de plantio de hortaliças em regiões urbanas, onde já não há mais espaços para o cultivo de hortas de maneira convencional, sendo necessário, portanto, aproveitamentos verticais, como o próprio nome diz. Embora a técnica dispense os canteiros de terra, ela está presente no sistema, por não se tratar de hidroponia, cujo sistema de plantio, depende de adubação química que é incompatível com o sistema orgânico de cultivo.
Segundo o site da Associação Brasileira de Horticultura, o sistema desenvolvido permite que famílias de regiões urbanas possam produzir suas hortaliças e legumes, onde já não tenha espaços físicos que favoreçam o plantio tradicional. Trata-se de uma atividade verdadeiramente gratificante e prazerosa.
As ações do Pensando Verde desenvolveram técnicas de construção de canteiros com sistema de irrigação por gotejamento em pneus, para plantação também de flores. Foram usadas da mesma forma, as garrafas Pet, para hortaliças e plantas medicinais.

Tudo isso com o objetivo de colaborar na recuperação e preservação da natureza onde hajam as mínimas possibilidades.
As atividades neste dia não pararam por aqui, uma divertida trilha ecológica na tribo indígena, ajudou e muito para que todos pudessem encerrar as ações verdadeiramente pensando verde.

Essas práticas contribuíram nas ações de cidadania e sustentabilidade ambiental., informou Vanilda dos Reis Pimentel de Castro, Orientadora Técnica da Unidade.
Para ver todas as fotos acesse nossa Galeria.
Comentário