
Clube de Mídia da Casa de Professor Pastorino – 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O 18 de maio em todo o Brasil foi assinalado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pesquisas apontam que no ano de 2017, mais de 20 mil denúncias foram registradas em âmbito nacional. Muitos esforços têm sido feito, no sentido de conscientizar a população quanto às formas de identificar e denunciar os agressores.

Na última quarta-feira de maio (29), os jovens do Clube de Mídia da Casa de Professor Pastorino em Goiânia/GO, juntamente com outros jovens e adolescentes e representantes de outras organizações Sociais da cidade, no Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom) da PUC Goiás – Pontifícia Universidade Católica participaram de uma palestra com o Dr Fabricio Rosa, Presidente da Comissão de Direitos Humanos, da PRF em Goiás, grupo que ajudou a criar e que presidiu nacionalmente. Atua principalmente no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, ao tráfico de pessoas, ao trabalho escravo e ao trabalho infantil.
Durante a palestra Dr Fabricio Rosa citou o caso Lucélia, a menina que foi morar com a sua agressora com autorização da mãe, para estudar. A menor além de realizar todas as tarefas domestica, apanhava todos os dias. Foi torturada com um alicate usado também para cotar-lhe a língua. Como se não bastasse, segundo o inquérito, Silvia a torturadora, deixava a menina sem comer e colocava pimenta em sua boca, nariz e olhos. Tudo isso foi denunciado pelo vizinho em 2008 com ampla repercussão nacional.
Outros casos também foram lembrados por Dr. Fabricio. Ele disse que muitas vezes, tudo acontece na sua maioria, dentro de casa. Os agressores não são denunciados, porque são eles os provedores das famílias, ou então, às vitimas sentem medo devido às ameaças feitas pelo agressor. Após a palestra numa grande roda de conversa os participantes, deram suas opiniões sobre o tema.
Comentário