
Clube de Mídia da Casa de Fernando Melo é mais cultura – 80 anos de J.Borges
O Clube de Mídia da Casa Fernando Melo em Caucaia região metropolitana de Fortaleza, visitou dia 16/04 a exposição J Borges 80 anos. A exposição traz mais de 40 xilogravuras, sendo 10 inéditas, com temas que retratam a trajetória de sua vida.
A xilogravura é uma técnica antiga cuja origem é chinesa, onde o artesão se utiliza de um pedaço de madeira para entalhar um desenho e reproduzi-lo em seguida. Na fase final é utilizado um tipo de prensa e revela-se a imagem no papel. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão. O artista foi considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna, como o melhor gravador popular do Brasil.
José Francisco Borges é um dos mestres mais consagrados da literatura de cordel, de xilogravura e o mais conhecido do mundo. Ele já ilustrou capas de cordéis, livros, discos e com maior notoriedade ilustrou a abertura da novela Cordel Encantado da TV Globo, exibida em 2011.
Borges já expôs trabalhos na Venezuela, Alemanha, Suíça, México e Estados Unidos, sendo considerado como um gênio da arte popular.
A exposição J Borges – 80 anos, fica no Espaço da Caixa Cultural Fortaleza na Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e no domingo, das 12h às 19h com Classificação indicativa Livre e entrada gratuita.
“foi muito importante participar da exposição! Falo participar, porque logo depois, fomos convidados a avaliar algumas obras, onde foi possível descrever e sentir mais de perto a obra de J Borges, compreender melhor, como se dá o processo da técnica da Xilogravura.” Disse Gabriel Santiago, um dos associados do Clube de Mídia.
Corra que inda dá tempo!

Comentário