
Clube de Mídia aperta o laço na Campanha do Setembro Amarelo
Nos últimos anos, as Instituições públicas, privadas, organizações religiosas, assistenciais, educacionais e a população em geral tem aderido a Campanha do Setembro Amarelo. Diversos monumentos de inúmeras cidades se iluminam da cor amarela. Pessoas exibem em suas roupas, fitas também amarelas, chamando atenção de todos, para o dia 10 de Setembro, dia da Prevenção do Suicídio.
No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) com o objetivo de mobilizar a todos para a conscientização de que Viver Vale a Pena.
Desde 2017 o Clube de Mídia tem abraçado esta campanha, com ações que divulgam a importância desta causa.
O primeiro programa Clube de Mídia na Web, deste ano, entrevistou o Neuropsiquiatra e Terapeuta Junguiano Dr. Luiz Augusto Pinheiro que falou sobre Depressão na Juventude (Relações Familiares e excesso de uso da internet). O programa está disponível no Blog do Clube de Mídia (https://clubedemidialfc.com.br/videos/) e no canal do YouTube do Lar Fabiano de Cristo (https://www.youtube.com/watch?v=Z_g4zTfh1lE). Vale a pena conhecer e aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
Caminhadas, passeios de bicicleta, o uso de fita em mochilas e roupas, e outras atitudes simples, que visem despertar o interesse das pessoas para a contribuição da conscientização da importância da vida, são muito bem vindas.
Conheça nosso cartaz da campanha neste ano de 2019.
ORIGEM DA COR AMARELA NA CAMPANHA
Segundo o site wikipédia.org, a origem do Amarelo na campanha, é em função de que em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.
O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela”, ou “yellow ribbon”, em inglês.
Comentário