
Aumenta o número de brasileiros que visitaram museus
No ano de 2017 a quantidade de visitantes, registrados, nos museus do Brasil aumentou de 28,6 para 32,2 milhões de visitantes – quase 14% a mais, segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este foi o maior número de visitas contabilizado até hoje.

Foto: Domingos Peixoto / O Globo
Os museus brasileiros, há muito tempo, estão entre os museus mais visitados do mundo. Segundo uma pesquisa feita pelo The Art Newspaper, jornal internacional impresso e online sobre arte, em 2014, haviam três museus brasileiros entre os 100 mais visitados: CCBB Rio de Janeiro, com 2,03 milhões de visitantes; CCBB Brasília, com 1,4 milhão; e CCBB São Paulo, com 931 mil. Juntos os três representaram aproximadamente um quinto do total de visitantes de museus do Brasil naquele ano.
Segundo o mesmo jornal, em 2017, a exposição “Mondrian e o movimento De Stijl” ficou como a sexta exposição mais vista do mundo. No ano anterior, contudo, os três primeiros lugares eram verde e amarelo, conquistados pelos, já mencionados, CCBB.

Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo
Para Tadeu Figueiró, Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo, esse crescimento de frequências aos museus da cidade se deve a busca das instituições por conteúdos mais relevantes para o público. Ricardo Ohtake, Diretor Presidente do Instituto Tomie Ohtake, reforça ao dizer que, quem vai às exposições não necessariamente “um público versado em arte, são pessoas que gostam de ver artistas que já ouviram falar”, o que mostra que o povo está buscando por mais arte.
Comentário