
ADOLESCENTES E JOVENS DO CLUBE DE MÍDIA DA CASA DE FRANCISCO LAMEGO – CAMPOS DOS GOYTACAZES TIVERAM ASSENTO À MESA DA X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
No dia 30 de agosto, adolescentes e jovens do Clube de Mídia da Casa Francisco Lamego, em Campos, no Norte do Estado do Rio de Janeiro participaram da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
Nesta Conferência, os adolescentes e os jovens, público alvo do evento, além de participarem dos debates e discussões dos temas propostos, ficaram responsáveis diretamente por todo o conteúdo de comunicação, como fotos, vídeos e textos produzidos, sob a supervisão de profissionais da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e da Superintendência de Comunicação. Eles receberam treinamentos para que tudo funcionasse a contento. Foi a primeira vez que isto ocorreu desde a implantação do evento.
Os adolescentes puderam se sentir protagonistas da Conferência e apresentaram uma boa integração à proposta de evento, constatou Edilce Rodrigues, Assistente Social da Unidade de Francisco Lamego, que os acompanhava.
Grupo do Clube de Mídia de Francisco Lamego durante a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente
Foram estes os adolescentes do Clube de Mídia, Caroline Navarro como delegada adolescente e Christian Fernandes, que além de participar dos grupos assumiu o papel de relator apresentando uma boa defesa da proposta de eixo.
Ficaram como responsáveis pela divulgação e registro da conferência, nossos outros adolescentes Camila Thomaz, Yuri Silva, e ainda, Erick Pacheco, Luana Silva e Matheus Almeida. A assistente social Luciana Custódio também participou e deu o apoio necessário aos nossos protagonistas. Joilma Angelo, Orientadora Técnica Pedagógica e a Educadora Pratica de Cidadania, Jociania Oliveira, também cuidaram para que todos eles tivessem podido exercer o seu papel.
Varias autoridades participaram da X Conferência, representando a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), do Conselho Tutelar e da sociedade civil.
Na abertura da Conferência, foi anunciado pelo presidente em exercício da FMIJ, que as diretrizes que fossem acertadas neste encontro, seriam implantadas pelo poder público municipal. Ele disse ainda que: “se não houver investimentos e políticas públicas para as crianças e adolescentes, não conseguiremos mudar o cenário atual”.
A promotora de Justiça Anik Assed elogiou a iniciativa do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) e concluiu, “É a primeira vez que eu vejo uma participação tão direta dos jovens numa conferência em Campos.”
Para ver mais fotos desse evento acesse nossa Galeria de Fotos.
Comentário