
A Juventude da Casa de Fernando Melo comemorou o Dia Internacional da Amizade.
Diversas atividades foram organizadas com os jovens do Clube de Mídia da Casa de Fernando Melo em Caucaia/CE, para comemorar o Dia Internacional da Amizade, nesta terça-feira, 30 de julho.
Iniciando a comemoração com uma prece, como é habitual, a programação seguiu com um delicioso café da manhã, também apelidado de piquenique saudável, pois o mesmo foi realizado no acolhedor gramado na entrada da Unidade. Todos os jovens resgataram da infância não tão distante, diversas brincadeiras e musicas, entregando-se gostosamente ao prazer de brincar.
Os jovens participaram das seguintes brincadeiras nesta terça-feira
Carimba – Trata-se de um jogo que se inicia com o apito do instrutor, assim um jogador do lado a quem coube a bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário. Não existe número determinado de participantes, as regras não são muito rígidas e o objetivo é a eliminação da equipe oposta.
Conhecido por outros nomes, como: Barra Bola; Bola Queimada; Cemitério; Mata-mata; Mata-soldado; Queimado; Caçador no estado do Paraná e Rio Grande do Sul e Carimba no estado do Ceará.
Pula-corda – Uma das brincadeiras preferidas entre as crianças. É uma brincadeira facílima e que exige apenas uma corda e gostar de pular. Pode brincar sozinha ou em grupo. Brinca-se em qualquer lugar, tanto em casa, como no colégio ou na rua. Para isso, ela deverá ter habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se.
Brincadeira de Pular Elástico – Você precisa para essa brincadeira, apenas um elástico daqueles de costura simples, de mais ou menos 3 metros de comprimento e um nó unindo as duas pontas. Para a brincadeira ficar bem legal, são necessárias 3 crianças.
Duas crianças, distantes dois metros uma da outra, colocam o elástico ao redor das pernas, formando um retângulo. A terceira criança deve pular dentro do retângulo e seguir fazendo movimentos, que geralmente são acompanhados por músicas, que mudam de região para região do Brasil.
A musica mais conhecida é “Dentro, fora, dentro, pisa, fora, cruza”, quando a criança canta “dentro”, ela pula pra dentro do retângulo formado com o elástico. Quando canta “fora”, pula pra fora. É importante fazer esses movimentos sem enroscar no elástico. Quando a criança canta “pisa”, então ela pisa com um pé em cada lado do elástico e quando canta “cruza”, ela cruza os dois lados do elástico e pula pra fora de novo.
Então podemos dizer que ela “passou de fase” e o elástico que inicialmente estava no tornozelo, sobe agora para a altura dos joelhos. E assim segue, cantando as músicas e fazendo a sequência determinada, sempre subindo a altura do elástico, até que a criança erre. Aí ela troca com uma das outras crianças que está segurando o elástico e começam tudo de novo
Esconde-Esconde – É uma brincadeira com o objetivo de esconder-se e não ser encontrado pela criança que vai procurar. O que vai procurar fica com os olhos tampados ou fechados, até que termine uma contagem, previamente combinada com todos os participantes. Quando termina a contagem, os outros já devem estar escondidos. Então a criança descobre ou abre os olhos e vai procurá-los. Quem vai procurar os escondidos será vencedor apenas se os encontrar a todos, antes que algum retorne ao ponto de partida.
O primeiro dos escondidos que voltar para o ponto de partida, vence a brincadeira.
Ao final da comemoração, fomos almoçar, porque ninguém é de ferro. A ideia é valorizar cada instante juntos, entendendo que este sentimento é de construção de relações mais verdadeiras e felizes, informou Antonia Fatima Souza, Supervisora da Casa de Fernando Melo.
Comentário